22 de abril de 2018

O QUE PODE CAUSAR A ACNE?







A acne é uma inflamação que ocorre quando os folículos pilosos (onde fica o pelo) da pele ficam obstruídos por sebo e células mortas, ficando colonizados por bactérias. Acne é mais comum na adolescência, mas não é exclusiva desse estagio da vida! Ela pode causar serias cicatrizes na pele e quanto mais cedo for descoberta a causa e iniciado o tratamento, muito menor é o risco de cicatriz.

Se você já passou da fase da adolescência e ainda apresenta acne, existem alguns motivos que podem estar desencadeando a inflamação. Confira alguns:

1. Desequilíbrio hormonal: Quantas vezes escutamos na adolescência que usar anticoncepcional era bom para a pele? O uso acaba regulando nosso ciclo hormonal e porque este medicamento ajuda no controle de hormônios, como os androgênios, diminui a oleosidade da pele e a formação de espinhas. NUNCA USEM um anticoncepcional sem consultar sua médica ginecologista!

2. Uso de anabolizantes: Assim como o desiquilíbrio hormonal natural, o uso de anabolizantes também vai alterar toda a cascata hormonal do organismo, desta forma ele pode desencadear a acne.


3. Pincéis de maquiagem sujos: Sabemos que limpar os pincéis é fundamental pra QUALQUER boa higiene e uma boa aplicação de maquiagem. O que acontece é que ficam restos de pele morta junto a maquiagem velha que fica incrustada no pincel e esse é o ambiente perfeito para uma bactéria ’’crescer’’. E ai já sabe ne? É esse pincel que você está aplicando todos os dias no seu rosto!

4. Maquiagem vencida: Ás vezes você nem sabe que a maquiagem já passou do prazo de validade e continua usando... afinal alguém olha a validade de maquiagem? É difícil né? Mas todas elas tem prazo! E a partir do vencimento, o fabricante não garante mais que os conservantes da formula vão realizar seu papel de conservar o produto, sendo assim, um ambiente perfeito para as bactérias.


5. Excesso de cuidados: Oleosidade natural da pele já foi até matéria da coluna, ela existe sim e está ali por um bom motivo, tentar acabar com ela é MUITO pior pois o organismo faz o famoso efeito rebote... Se você está tirando todo o sebo de proteção, o organismo entende que precisa produzir mais e mais... e assim isso vira um ciclo. Sebo/oleosidade em excesso causam acne. 

6. Dormir de maquiagem: Essa é famosa e duvido que você nunca tenha dormido... Quem nunca né... dormiu de maquiagem e no outro dia apareceu com um monte de marquinha nova de espinha ou uma acne enorme no rosto! A maquiagem entope os poros e podem causar acne.


7. Período de estresse: A verdade é que sempre achamos que não estamos passando por um processo de estresse... Mas a verdade é que o nosso organismo sempre vai nos dar respostas... e a acne pode ser uma delas. O estresse altera diversos processos do nosso organismo, em especial a produção de cortisol que consequentemente vai estimular os hormônios androgênios (os hormônios sexuais), como já mencionado anteriormente, essa alteração pode aumentar a produção de sebo.

8. Alimentação: O consumo em excesso de alimentos industrializados como os fast foods, frituras, açúcar refinado e etc podem desencadear processos inflamatórios podendo sim causar acne!


Se identificou com algum desses motivos? Se sim, já sabe por onde começar a mudar, não é mesmo?



Nenhum comentário:

Postar um comentário